Orientação Profissional

A escolha por uma profissão e as dúvidas com relação a ela ocorre tanto em adolescentes que cursam o final do Ensino Médio, quanto em adultos que já estão na graduação, mas ainda têm dúvidas quanto ao curso escolhido e também naqueles que buscam fazer uma transição de carreira, mesmo depois de muitos anos exercendo uma profissão. 

Escolher uma profissão dentre várias igualmente atraentes exige lidarmos com riscos e perdas e pressupõe o aparecimento de dúvidas, frustração ou ansiedade. Dada a grandeza dessa decisão, a orientação profissional pode auxiliar o orientando a lidar com suas emoções, conhecer-se melhor, aprofundar seus conhecimentos sobre o mundo do trabalho e tomar uma decisão mais consciente,  evitando gastos desnecessários advindos de uma escolha equivocada.

Mariana Maximino - Orientação Profissional

Existem duas possibilidades dentro da Orientação Profissional:

Testes psicológicos

Testes Vocacionais com validade científica que demostram mais claramente quais são os seus interesses profissionais, possibilitando um bom filtro e deixando a opção de um número entre 3 a 4 profissões possíveis. 

Terapeuta e paciente
Mariana Maximino - Clínica
Orientação clínica

Trata-se de um programa feito de 8 a 10 encontros que reúne um conjunto de ações para facilitar a escolha de uma profissão e ajudar o orientando a ponderar as determinações envolvidas em sua escolha. Abrange o conhecimento das profissões, o autoconhecimento e a análise da realidade atual do mercado de trabalho, proporcionando uma tomada de decisão mais ponderada e consciente.